Redes Sociais

0

Uniface

54 Lições
15 Inscritos
46 horas

Sobre o curso

Qual o objetivo do curso Linguagem UNIFACE – Módulo Básico?

O aluno aprenderá os conteúdos essenciais da linguagem de programação UNIFACE.

Quais as capacidades técnicas do Uniface?
Modelagem de Dados e Codificação de programas na linguagem Uniface.

Quais exemplos casos eu terei no curso de Uniface?
Codificação de funcionalidades de sistemas empresariais.

O que é que vai aprender?

  • Quais os conteúdos do curso Linguagem UNIFACE - Módulo Básico?
  • Introdução ao Uniface / Preparação do ambiente
  • Sobre a tecnologia: instalação e licenciamento
  • Sobre os componentes (conceitos): Startup Shell, Forms, Services, Reports
  • Conceitos básicos de Uniface
  • Criação de componente do tipo Form
  • Definindo propriedades do form
  • Component properties
  • Form properties
  • Window properties
  • Conceito de entidades database e non-database (dummy's)
  • Entidade multioccurrente
  • Tipos de componentes (widgets)
  • Propriedades do widget
  • Tipos de dados
  • Interface
  • Syntax e Layout (inclui templates de campo)
  • Labels
  • Fonte e cores
  • Conceito clear/retrieve
  • Como se interligam os comandos e triggers de Retrieve e Read
  • Gravação de informações (store, write, delete)
  • Transação (commit, rollback, lock)
  • Trabalhando com ocorrências (add, remove, setocc, $curocc)
  • Comando if/else
  • Functions e Procedures
  • Templates
  • Tipos de variáveis / Botões de ação
  • Variáveis globais, de componente e locais
  • Criação de botões
  • Command button
  • Uniface button
  • Comportamento boilerplate/control
  • Inserindo imagens nos botões
  • Listas estruturadas de Uniface
  • Conceito de listas
  • putitem e putitem/id
  • getitem e getitem/id
  • Listas dentro de listas
  • Campos Dropdown e Radiogroup / Loops
  • Propriedades dos campos com lista de opções
  • Criação de um campo com opções fixas
  • Criação de um campo com opções dinâmicas (via $valrep)
  • While, repeat, forentity e forlist
  • Componentes do tipo Service
  • Arquitetura Front/Backend
  • Conceito de Signatures
  • Operations
  • Parâmetros
  • Criando uma operation
  • Componentes do tipo Report
  • Comando print
  • Criação de um componente Report
  • Header, Trailer e Break Frame, Comandos exclusivos de relatório (eject, printbreak, etc)
  • Grids
  • Transformando entidades em grids
  • Propriedades da Grid
  • Atribuindo títulos as colunas (labels)
  • Ocultando campos
  • Debug
  • Step into/out/over
  • Skip
  • Breakpoints
  • Data watch
  • Form contained / Abas
  • Conceito de form contained
  • Conceito de instanciamento de componentes
  • Componente tabex
  • Newinstance e operations
  • Criação de um componente com abas
  • Structs
  • Conceito
  • Navegação entre nós
  • Conversão entre XML/JSON e Structs
  • Exercícios extras - Fixação dos conteúdos
  • Quais os recursos didáticos do curso Linguagem UNIFACE - Módulo Básico?
  • Apresentação Eletrônica PPT;
  • Ambiente Uniface;
  • Aplicação de Virtualização (VirtuaBox, VMWare);
  • Microsoft Teams..
  • Qual a duração do curso de Uniface?
  • 46 horas.

Conteúdo do curso

01 – Introdução Uniface

  • 1.0 – Materiais de Apoio
  • 1.1 – Instalação Uniface Community Edition
    05:28
  • 1.2 – Metodologia e documentação
    06:51
  • 1.3 – Objetos Defaults
    08:19

02 – Projetos
Um projeto é uma coleção de referências aos principais objetos de desenvolvimento. Ele é usado para criar e organizar componentes, MODELED ENTITIES e bibliotecas que são necessárias para construir o aplicativo.

03 – Entidades ( Parte 1 )

04 – Modeled Objects

05 – Componentes ( Parte 1 )

06 – Entidade ( Parte 2 )

07 – Componentes ( Parte 2 )

08 – Views

09 – Triggers

10 – Menu

11 – Application Shell

12 – Proc Script

13 – Componentes ( Parte 3 )

Avaliações e comentários dos alunos

Nenhuma revisão ainda
Nenhuma revisão ainda
Como podemos ajudar?
Como podemos ajudar?