PortugueseEnglishSpanish
cooperativa-ticoop-brasil

Blog

Reunião com ex-ministro Blairo Maggi aborda planejamento estratégico das cooperativas
Ticoop Brasil

Ticoop Brasil

Reunião com ex-ministro Blairo Maggi aborda planejamento estratégico das cooperativas

Dando continuidade à série de entrevistas com foco na elaboração do novo ciclo do Plano Paraná Cooperativo, o PRC, foi realizada, na manhã desta sexta-feira (24/11), uma reunião virtual com o ex-ministro da Agricultura, ex-governador do Mato Grosso e atual senador, Blairo Maggi, e membros do Conselho do Grupo Amaggi. A reunião aconteceu a partir da sede da empresa, em Cuiabá, que contou com a presença do presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, que está no Mato Grosso participando de evento promovido pela OCB MT. Participaram do encontro na manhã de hoje, membros do Conselho da Amaggi, Sergio Pizzatto, presidente do Conselho de Administração, Dante Pozzi, diretor Financeiro, Judiney Carvalho, CEO e de forma virtual, os diretores da Ocepar, Luiz Roberto Baggio e Elias Zydek, os superintendentes, Robson Mafioletti, da Ocepar, Nelson Costa, da Fecoopar, Leonardo Boesche, do Sescoop/PR, além de gestores do Sistema Ocepar.

 

Reunião com ex-ministro Blairo Maggi aborda planejamento estratégico das cooperativas

 

Universidade – Blairo Maggi iniciou lembrando que conhece o presidente Ricken há mais de quatro décadas. “Foi meu colega de faculdade na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e hoje é meu amigo. São 40 anos de convivência, dois quais quatro na universidade e mantemos uma relação forte de amizade. Confesso que minha mãe obrigou a estudar, quando me formei entreguei o diploma para ela e disse que não iria precisar dele. O melhor do curso de agronomia, além do conhecimento adquirido, foi a convivência com tantas pessoas, como o Ricken e Nelson Costa entre tantos outros amigos”, lembrou.

Cooperativismo – Ricken fez uma rápida apresentação sobre o PRC200, planejamento que deverá ser concluído neste ano de 2023, com a meta dos R$ 200 bilhões em faturamento das cooperativas paranaenses. Também falou sobre os principais indicadores do cooperativismo paranaense e sua importância para o desenvolvimento das comunidades. “Hoje somos um movimento que reúne mais de 3 milhões de cooperados, empregam 135 mil pessoas e com resultados mais de R$ 9 bilhões ao ano. Nossas 223 cooperativas que atuam em sete ramos, impactam com suas ações, cerca de 68% da população do estado. São hoje as principais empregadoras e estão presentes em quase todos os 399 municípios do Paraná”, frisou.

Planejamento – Desde a criação da Ocepar, no ano de 1971, a preocupação das cooperativas, desde o início, foi com o planejamento das ações para se desenvolverem de forma sustentável. O primeiro plano estratégico no Paraná ocorreu no princípio da década de 1970, com os Projetos Integrados do Cooperativismo (PICs), depois Norcoop, Sulcoop, que estabeleceram as bases de áreas de atuação, utilização de tecnologias, investimentos e assistência técnica e posteriormente os planejamentos Paraná Cooperativo e o PRC nos ciclos 100 e o atual, o PRC200.

Novo Ciclo – “Para este novo ciclo do PRC, já foram ouvidas diversas lideranças cooperativistas, que estão contribuindo para podermos formatar o planejamento de acordo com os anseios do setor. Pretendemos ouvir aqui hoje um pouco da visão do senador Blairo Maggi e dos integrantes do Conselho da Amaggi com relação suas visões para os próximos anos para o setor do agronegócio, especificamente”, destacou Ricken.

 

 

Sistema Ocepar. Reunião com ex-ministro Blairo Maggi aborda planejamento estratégico das cooperativas. Disponível em: https://www.paranacooperativo.coop.br/ppc/index.php/sistema-ocepar/comunicacao/2011-12-07-11-06-29/ultimas-noticias/150015-prc  Acesso em: 26 nov 2023.

Compartilhe nas rede sociais

VOCÊ PRECISA DE AJUDA PARA INICIAR OU TERMINAR SEUS PROJETOS DE TI?

Como podemos ajudar?