PortugueseEnglishSpanish
cooperativa-ticoop-brasil

Blog

FÓRUM: Cooperar é melhor que competir, defende especialista em marcas
Ticoop Brasil

Ticoop Brasil

FÓRUM: Cooperar é melhor que competir, defende especialista em marcas

Competir ou cooperar? O papel das Marcas Construindo Diferenciais Verdadeiros” foi o tema da palestra de encerramento do Fórum de Mercado, na quarta-feira (22/11), em Curitiba. O evento, realizado pelo Sistema Ocepar, reuniu em dois dias cerca de 50 profissionais das áreas de mercado, comunicação e marketing das cooperativas do Paraná.

 

FÓRUM: Cooperar é melhor que competir, defende especialista em marcas

 

Consistência e coerência – A palestra de encerramento foi conduzida por Fred Guelli, CEO da Tátil Design, consultoria brasileira de branding, design e inovação com 33 anos de atuação no mercado. Ele falou sobre o entendimento de marca. “A marca deve sintetizar a visão da empresa, deve ser um norte e orientar a direção”, pontuou. Destacou que é preciso garantir consistência e coerência em todos os movimentos que uma organização faz, não apenas nos movimentos de comunicação, mas coerência e consistência em produtos e serviços que a organização oferece. “É fundamental o envolvimento do CEO, de todos os sócios e colaboradores da organização, é preciso fazer parte da cultura da organização para que todos tenham sintonia com a ideia que norteia a companhia”, frisou.

Modelo – Ao mesmo tempo em que atua no desenvolvimento de marcas, trabalho que tem entre seus objetivos buscar o aumento de vendas, da participação no mercado e dos resultados de uma organização, Guelli questiona o modelo de crescimento que tem sido adotado pela maioria das empresas. “Eu faço parte disso, mas não posso deixar de ser crítico a esse modelo”, declarou. “Vivemos numa lógica predatória, acreditando que podemos crescer infinitamente num planeta finito”, alertou.

Evolução – “Nós entendemos o tempo todo que a natureza estava a nosso serviço, que estaria sempre provendo matéria-prima e recursos ambientais pra gente de forma infinita, mas não é o que estamos vendo. A Amazônia está secando e o que será de nós se a Amazônia virar Savana? Não chove e o que será do futuro sem chuva, sem água? O que será do agronegócio”, questionou. Por isso, segundo Guelli, “é preciso pensar em desenvolvimento sem pensar em crescimento, mas em evolução”.

Cooperativas – “Vamos ter que sair de uma economia que é degenerativa por definição para uma economia que deve ser distributiva e regenerativa por concepção. Nesse aspecto, ele destacou o papel das cooperativas como parte da solução. “É melhor cooperar do que competir. E o que nos leva a cooperar é o propósito”, frisou, destacando o modelo de negócio do cooperativismo. “Se não fizermos isso, não vai ter futuro e se não tiver futuro não tem negócios”, alertou.

FOTOS: Cassiano Rosário

 

Sistema Ocepar. FÓRUM: Cooperar é melhor que competir, defende especialista em marcas. Disponível em: https://www.paranacooperativo.coop.br/ppc/index.php/sistema-ocepar/comunicacao/2011-12-07-11-06-29/ultimas-noticias/150015-prc  Acesso em: 26 nov 2023.

Compartilhe nas rede sociais

VOCÊ PRECISA DE AJUDA PARA INICIAR OU TERMINAR SEUS PROJETOS DE TI?

Como podemos ajudar?